Amormaisqueperfeito

Um dia o amor virou-se para a amizade e perguntou: - Para que existes tu se já existo eu? A amizade respondeu: - Para repôr um sorriso onde tu deixaste uma lágrima.

terça-feira, 5 de setembro de 2006

E a guerra continua...

Nas minhas muitas idas a Lisboa em tempos passados, fiquei a gostar daquela gente, acreditem que é verdade, claro que sempre que saía à rua não ouvia o saudoso "Bom dia", como se ouve no Porto em qualquer canto, mesmo quando as pessoas não se conhecem, mas os alfacinhas são gente boa, e aprenderam muito comigo, a sério. Ao nível do vocabulário a comunicação nem sempre foi fácil, pois por vezes eles falavam num dialecto díficil de ser reconhecido por um tripeiro que se preze.
Vejamos alguns exemplos com os quais me deparei e até atinar com eles foi um castigo...bem me valeram alguns intérpretes.
Passo a citar alguns...

Porto - écler (bolo comprido com creme por dentro e chocolate por fora)
Lisboa - o mesmo bolo tem o belo nome de RIM (poupem-me...)

Porto - testo (o objecto que se põe por cima duma panela ou tacho)
Lisboa - tampa (ok, não é mau, mas é testo)

Porto - lanche (bolo salgado com queijo ou fiambre ou carne)
Lisboa - merenda (poupem-me mais uma vez)

Porto - café ou cimbalino (é lindo)
Lisboa - bica (só se for de água, que nome tão estúpido)

Porto - pingo (chávena pequena com café e leite)
Lisboa - garoto (este é que não tem mesmo lógica nenhuma..., olhe queria uma garoto de 16 aninhos de preferência...)

Porto - prego em prato (bela refeição com bife, batatas fritas e ovo estrelado)
Lisboa - bitoque (conheci um cão com este nome, portanto sem comentários)

Porto - carteira (aquilo que as mulheres compram para meter lá dentro tudo e mais alguma coisa e por norma andam com ela pendurada ao ombro)
Lisboa - mala (não tem muita lógica...ó querido chega-me a mala..., mas qual? a mala mala ou a de viagem? organizem-se)

Porto - car..., fod..., put...., cabr... (isto sim)
Lisboa - olhe rica sei lá, tou montes de bem (só futilidades, quando não se sabe mais, inventa-se)

Quem se lembrar de mais alguma coisa, faça o favor...

9 Comentários:

Blogger Eu Mesmo disse...

Bem, isto parece que vai aquecer, já não chegava o calor que esta hoje e esta ganda maluca ainda lança um POST destes! Eu nem vou comentar algumas dessas palavras para já, porque ainda aparece ai alguém de nome incógnito e paradeiro não conhecido, a criticar os meus comentários. Mas eu volto.....

5/9/06 14:48  
Blogger Eva Luna disse...

Foda-se!!!! Até parece que a malta de Lisboa não diz asneiras caralho!!!
Além disso o bolo tem mmo o formato de um rim, testo, nem sequer vem no dicionário e cimbalino era a marca da máquina que tira BICAS!!!! Não é um café!!! tinha mais lógica chamarem, delta ou Nicola!!!
VIVA LISBOA, VIVA EU!!!!

5/9/06 14:49  
Blogger Purpurina disse...

Querida "Eva Luna" tu foste uma das minhas intérpretes, graças a ti fiquei a entender muito bem a vossa raça. Lembro-me daquela vez em tua casa e arrumar a cozinha e disse-te: onde arrumo o testo? e ficaste a olhar para mim com cara de anormal e disseste: que merda é essa? e era a bela da tampa...

5/9/06 15:08  
Blogger Eu Mesmo disse...

Queria evitar mas vai ter que ser, começando pela "bica", isso de bica é a fonte e sai água, na maquina metemos pó de café, logo o resultado do pó de café misturado com água é = café, ok, depois Delta e Nicolas são marcas, empresas que produzem o que? o que? café carago! por isso pedimos um café p.f. Chamar rim a um bolo, por favor, desculpem o termo, que nojo, se rim é um órgão do corpo humano não é um bolo, imaginem chegar ao emprego e dizer que comi um rim! Amarravam-me logo com medo que fosse comer alguém. Para fechar, isso porque já estou a escrever muito, os palavrões, dizem sim e não são poucos, a pronuncia é q é diferente, ahahaahah

5/9/06 15:10  
Anonymous Anónimo disse...

Muito bom mesmo adorei o post...Foi de grande ajuda..Amanhã ao pequeno almoço não me esquecerei a pedir uma bica, pq afinal de contas estou em V.Franca de Xira...Não é Lx mas é como se fosse....

5/9/06 23:30  
Anonymous Anónimo disse...

Esqueceste os ténis!!!!!!!!!!!!!! Sim, chega-me aí um téni!!!

6/9/06 03:24  
Blogger Purpurina disse...

Pois, este era muito importante, o téni, passo a explicar, existem os ténis e disso ninguém tem dúvida, mas nem todas as palavras têm singular e esta é uma delas, para os lisboetas é um par de ténis e o téni esquerdo e o téni direito, o mesmo será então para o pénis? dois pénis e um péni? Não me parece...

6/9/06 09:30  
Anonymous Anónimo disse...

Como anonimo q sou só tenho uma coisa a dizer:

- VOCES SÃO UMS CROMOS DO CARALHO, é assim q se fala em LISBOA!!!!!

15/9/06 18:06  
Blogger Purpurina disse...

Ó Sr. Anónimo seja muito bem vindo, apesar de continuar com a teima de não se querer identificar... você é um grande "bué"

18/9/06 12:23  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial